quinta-feira, setembro 18, 2008

Coiso

Lamentavelmente, estou provando meu próprio veneno. Acarajetas, estou sentindo algo que nunca senti antes... uma dor muito profunda que se confunde com melancolia+tristeza+vontade de chorar [mas não choro]. Uma coisa que nunca, mas nunca mesmo, senti.
Tudo fruto de algo que venho fazendo e causando aos outros, e de repente, pimba!!!, acontece comigo. Saco...

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro S.M.

Já passei por isso e todos nós, acarejetas e mortais, falíveis q somos, estamos todos sujeitos ao mal de spleen, à depressão mais incogniscível e ilógica possível... coisas do terceiro milênio e desse consumismo desenfreado...
dessa tecno(i)lógica era...

Olha, como não tenho grana pq professor aqui no Brasil ganha uma merreca q não dá para subsistir dignamente, te recomendo o CAPS... procure-o na sua cidade, é um serviço excelente e é gratuito... com excelentes profissionais da psicologia lá
vc vai ter todo apoio e até medicação de graça...

Não perca tempo, vá logo lá... o serviço é de altíssima qualidade, são professores universitários e todos pós-graduados... prontos para nos ajudar a atravessar esses desertos de nós mesmos... trabalham com drogados e alcoolátras tb... é um serviço muito útil prestado ás comunidades...

Pense sobre isso, estou às odens para qualquer esclarecimento amigo.

Abs,

B.

11:42 AM  
Blogger Costa Moreira said...

Meu amigo Marcone,
Vejo muitas vezes meus amigos passarem por momentos de dúvida e indecisão pelos quais eu já passei e fico aflito de simplesmente não poder fazer um "download" da minha experiência de vida conseguida a duríssimas penas e muitas feridas. O que eu, falho e imperfeito, poderia te dizer? Sem querer ser, mas já sendo, quero te dizer que Jesus nos deixou um "manual de instruções" para sermos felizes aqui e agora, para que transformemos parte deste inferno que é o mundo em que vivemos em um pequeno céu particular onde podemos receber e confortar os amigos e, porque não?, os inimigos.
Eu sinceramente preferia estar escrevendo estas palavras em particular, mas quem sabe assim, todos os seus amigos compreendam o seu pedido de socorro.
Todos os dias acordo e vou me equilibrar na corda bamba de meu ego, tentando continuar sendo o que sou agora e, ao mesmo tempo, mortificando cada dia mais o que eu era de ruim. Não é fácil para mim, como não é fácil para você. Mas você consegue. Tenha lá seu santo gardenal protetor, mas não se esqueça nunca que Deus é nosso maior e muitas vezes mais esquecido amigo.

7:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Precisando de um ombro amigo, cá estou.

Gladyson

11:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

os amigos devem servir para alguma coisa em momentos como este, né não???
J.

9:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Inverso » Rede Assistencial SUS »

CAPS III Dr. João Carlos Lopes Cavalcante


CAPS III do Município de Feira de Santana

CAPS III - Público Municipal

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1661. Centro.
Feira de Santana - Bahia

Clientela: Adultos com trantornos emocionais, pisco-mentais.

Área de Abrangência: Município de Feira de Santana

Funcionamento: 24 horas

Telefone: (75) 36124555

Coordenador: João Gama dos Reis Junior


Membros da Equipe:

André Luis Simões Brasil Ribeiro - Psiquiatra
Antônio José Domingos de Santana - Psicólogo
Décio de Jesus Gomes - Licenciado em Educação Física
Diana dos Santos Assis - Enfermeira
Gisanna Ramos Lopes - Assistente Social
Ivaneide Carvalho dos Santos - Psicóloga
Joadson de Andrade Silva Ferreira - Enfermeiro
João Gama dos Reis Junior - Psicólogo
Maria Aparecida de Almeida Vasconcelos - Bacharel em Artes Plásticas
Mônica de Andrade Nascimento - Psiquiatra
Paulo Marcos de Matos César - Psiquiatra
Risonete Alves Pereira de Andrade - Terapeuta Ocupacional
Teresa Neuma Modesto Rabelo - Psiquiatra

APRESENTAÇAO

A Inverso - ong em saúde mental - é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo primeiro a garantia do cuidado e dos direitos das pessoas com transtornos mentais. Para isto priorizamos três vias fundamentais para inclusão destas pessoas na sociedade e para dar visibilidade a este tema na pauta social:

1.Informação/Formação

A informação e a formação, hoje mais que nunca, significam poder. Poder de transformação social, de crítica ao modelo econômico e social hegemônico, produtor e reprodutor da loucura. Conhecer mais e de forma aprofundada as questões da saúde mental, eis um dos nossos principais eixos. Priorizamos a saúde e não a doença mental.

2.Cultura

O imaginário social acerca do louco e da loucura é algo a ser trabalhado cotidianamente. Acreditamos que as intervenções culturais, em qualquer linguagem e a qualquer tempo, devem e podem ser aliadas na discussão sobre as formas de preconceito, violência, e violação de direitos com relação às pessoas com transtornos mentais. Podem também servir à expressão da diferença, intervindo como forma de reinserção social das pessoas com transtornos mentais.

3.Clínica e Política

A articulação entre a clínica e a política é nossa busca fundamental. O cuidado, acolhimento e escuta destas pessoas em intenso sofrimento estão baseados na premissa e na aposta de autonomia e cidadania de cada um daqueles que buscam um espaço para manifestar suas diferenças.

Estes conceitos estão se tornando prática social nos nossos dois anos de existência. Conseguimos começar a realizar alguns de nossos projetos: foram debates em espaços culturais e acadêmicos, exposições em diversos espaços públicos, oficinas sobre os mais variados temas, participação em diversos eventos, pesquisa e coleta de informações na área. Temos hoje mais parceiros e idéias do que antes, mas ainda estamos só começando.

Bem vindos à Inverso!

--------------


Legislação Brasileira em Saúde Mental

Legislação em Saúde Mental de outros países

Legislação Internacional em Saúde Mental


Centros de Atenção Psicossocial
Dados sobre a rede de Centros de Atenção Psicossocial em todo o país.



Vida

Pet-terapia e música ajudam pacientes em SP



























ABRATA – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos bipolares


Anankê- Centro de Atenção à Saúde Mental


APACOJUM- Associação de Parentes e Amigos dos Pacientes do Complexo Juliano Moreira
Foi fundada em 30/05/92 com o objetivo de contribuir para o processo de construção de uma nova cultura que assegure o direito de cada usuário- ser e existir a seu modo sem ser excluído. Cultura da diversidade e da singularidade; onde as diferenças podem ser admitidas e respeitadas.


Associação 18 de Maio
Falar com : Mauro Vanderlei Maciel


Associação Anima
Falar com : Benedita Maria Simões


Associação Arthur Bispo do Rosário


Associação Cornélia M. E. V. H. V.
Falar com : Andréa Cristina Rodrigues


Associação de Familiares e Usuários Hospital Felipe Pinel
Falar com : Maria Conceição S. do Amaral


Associação Franco Rotelli
Falar com : Renata ou Ana Paula


Associação José Martins Araújo Jr


Associação Loucos Pela Vida
Falar com : Ariovaldo Silva


Associação Maluco Beleza
Falar com : Maria de Fátima dos Reis Santos


Associação minha Casa Minha Rua
Falar com : Ana Lúcia Esteves Boyayan


Associação Paulo Delgado de Saúde Mental
Falar com : Maria Angélica


Associação Sem Grilo na Cuca
Falar com: Maria Angélica de Araujo Cruz.


Associação SOS Saúde Mental
Falar com : Anna Athanázio de Oliveira


Cândido Ferreira- Reintegrando Pessoas à Sociedade
O principal objetivo é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. Oferece Hospital-dia, Núcleo de Atenção à Crise, Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo Clínico, Núcleo de Oficinas e Trabalho, Centro de Convivência e Centro Cultural- escola para alfabetização de Adultos; Núcleo de Atenção a Dependêntes Químicos.


Fundação de Usuários, Familiares e Profissionais de Saúde Mental de São José dos Campos
Falar com : Beth ou Rinaldo


Instituto Franco-Basaglia (IFB)
Fundada em 1989, reúne usuários e profissionais em saúde mental, familiares e amigos. A Associação é um espaço de produção- invenção de práticas e projetos. Práticas voltadas a modificar as micro-relações sociais, as instituições, o meio-ambiente. Projetos afirmativos geradores de movimento, de troca e encontro entre as pessoas. Desenvolve atividades, tais como o Clube do Basaglia, Núcleo Familiar, Projeto Moradia e Projeto Trabalho


Pró-Associação da Lutadomial de Carapicuíba
Falar com : Eraldo Ferreira do Nascimento

1:02 PM  
Blogger sergio marcone said...

Amigos, muito obrigado pelas [santas] palavras. Tenho a certeza de que posso contar com vcs e até alguns que aqui não escreveram. Obrigado memso... Quanto ao Capes, já o procurei... É que não é fácil... são só 6 atendimentos diários... estou tentando via "jeitin brazuca"... Meu caro, R.: que belas palavras... cheguei a emocionar-me... obrigado mesmo... G. e J.: sei que vcs estão aí e vou procurar sim!!!! B., vc é um anjo.

Um beijo a todos.

5:29 PM  
Blogger Costa Moreira said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

S.M.

Tudo passa... e sempre passará...

ISTO TAMBÉM PASSARÁ!!!


'Havia, certa vez, um rei sábio e bom, que já se encontrava no fim de sua vida.

Certo dia, pressentindo a chegada da morte, chamou seu único filho, que o sucederia no trono, tirou do dedo um anel e deu-o a ele dizendo:

- Meu filho, quando fores rei, leva sempre contigo este anel. Nele há uma inscrição. Quando estiveres vivendo situações extremas de glória ou de dor, tira-o e lê o que há nele.
E o rei morreu, e seu filho passou a reinar em seu lugar, sempre usando o anel que o pai lhe deixara. Passado algum tempo, surgiram conflitos com um reino vizinho, que acabaram culminando numa terrível guerra.

O jovem rei, à frente do seu exército partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, seus companheiros lutavam bravamente; mortos, feridos, tristeza, dor, o rei lembra-se do anel; tira-o e lê a inscrição:

ISTO TAMBÉM PASSARÁ.

E ele continua a luta. Perde batalhas, vence outras tantas, mas ao final, sai vitorioso. Retorna, então, ao seu reino e, coberto de glória, entra em triunfo na cidade. O povo o aclama. Neste momento ele se lembra do seu velho e sábio pai. Tira o anel e lê:

ISTO TAMBÉM PASSARÁ

"Tudo é impermanente. Tudo que está sujeito ao surgimento está sujeito à cessação".
(Buda)

A compreensão da impermanência nos proporciona confiança, paz e alegria. A impermanência não conduz obrigatoriamente ao sofrimento.

Sem ela, a vida não existiria. Sem a impermanência, sua filha não cresceria e se tornaria uma linda mulher. Sem a impermanência, os regimes políticos opressivos nunca mudariam.

Mas nós achamos que a impermanência nos faz sofrer.

O Budha deu o exemplo do cachorro que foi atingido por uma pedra e ficou zangado com a pedra.

Não é a impermanência que nos faz sofrer, mas sim o desejo de que as coisas sejam permanentes, quando na verdade não são.
(Thich Nhat Hanh; The Heart of the Buddha's Teaching)

Algumas pessoas acham que o budismo é pessimista, sempre falando de morte, impermanência, velhice - mas isso não é necessariamente verdade.

A impermanência é um alívio! Eu não tenho uma BMW hoje e é graças à impermanência desse fato que eu posso vir a ter uma amanhã.

Sem a impermanência eu ficaria preso à não-posse de uma BMW e nunca poderia vir a ter uma.

Eu posso estar me sentindo muito deprimido hoje e, graças à impermanência, amanhã eu posso estar me sentindo ótimo.

A impermanência não é necessariamente uma má notícia; tudo depende de como a interpretamos e a compreendemos.

Mesmo que hoje nossa BMW seja riscada por um vândalo ou que nosso melhor amigo nos deixe na mão, não vamos ficar tão preocupados assim.

Quando não reconhecemos que toda coisa composta é impermanente, isso é um engano, uma ilusão.

Quando compreendemos isso - e não só intelectualmente - ficamos livres desse engano. É a isso que chamamos de libertação: ficar livre da crença unidirecionada e bitolada de que as coisas são permanentes.

E tudo na vida é assim, quer gostemos disso ou não. Ela tem um começo, tem um fim, tem um meio.
(Dzongsar Khyentse Rinpoche; Os Quatro Selos do Dharma

ISTO TB PASSARÁ BABY!!!!!!!!!!!!!!!!!

Referência: Dharmanet.

ABS, PAZ, AR E LUZ,

ESTOU AQUI VIU AMIGO? SEMPRE...

B.

10:51 PM  
Blogger sergio marcone said...

Nota de esclarecimento [tom solene]: o comentário acima foi tirado por solicitação do comentador.

12:05 PM  

Postar um comentário

<< Home